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Processo de Gestão Ágil no Marketing?

Saiba como e por quê implantar o Agile Mkt o quanto antes

Processo de Gestão Ágil no Marketing?

Aplicado há mais de 20 anos, principalmente na área de  T.I. e desenvolvimento de softwares, o Processo de Gestão Ágil ou Metodologia Ágil faz com que as empresas respondam rapidamente às mudanças de um projeto, de forma colaborativa e focada na solução pontual de um problema sem afetar o conjunto objetivo final

 

O chamado Agile Marketing é, portanto, a transposição dessa metodologia para áreas de marketing. Ela veio para reforçar a alocação das equipes na era digital, com o objetivo de responder de maneira rápida ao mercado, sempre com foco no cliente.

 

Entendendo um pouco como a Metodologia Ágil funciona, percebemos também o porquê de sua necessidade de implantação. De uma maneira resumida, podemos dizer que o Agile Marketing se utiliza de ciclos curtos de trabalho com uma abordagem interativa e multidisciplinar para gerar melhorias contínuas na estratégia de marketing.  Então, se o mercado muda de maneira constante e cada vez mais rápido, não é mais possível ficarmos presos ao velho plano anual de marketing… 

 

Da sua origem ainda na década de 70 na área de T.I., até o atual manifesto de Agile Marketing criado em 2012 no evento SpritZero, ocorrido nos USA, podemos resumir alguns pontos importantes que norteiam a metodologia. Vamos eles: 

7 Valores do Agile Marketing: 

 1 – Implementar-mensurar-aprender: Validar aprendizado mais que seguir opiniões e convenções. Essa metodologia trabalha com dados, testes e experimentações. 

2 – Esse modelo de trabalho, o conhecimento é compartilhado entre a equipe e com outros departamentos (vendas, TI etc.) e as tomadas de decisão são conjuntas, sempre de olho nas demandas do cliente. 

3 – Campanhas adaptativas e iterativas mais que grandes campanhas lineares.  A metodologia propõe uma abordagem não-linear e interativa, que comece com uma pequena estratégia, que vai sendo corrigida e acrescida conforme aprendizado e resultado. 

 

4 –  O entendimento sobre o cliente é um trabalho árduo e contínuo. Consumidores são pessoas e por isso imprevisíveis. Ao longo da criação de projetos, é preciso acompanhar os comportamentos, mensurar as respostas às estratégias. 

 

5 – No Agile Marketing, ciclos curtos de trabalho demandam um planejamento mais rápido e objetivo, que se adapte ao mercado e permita aprimorar a estratégia continuamente, em detrimento ao plano anual de marketing. 

 

6 – Vê as mudanças como oportunidade de melhorar a estratégia inicial. Não importa se essa mudança vai alterar todo o planejamento — o importante é se adaptar ao mercado e ganhar vantagem competitiva. 

7 – Pequenos experimentos mais que grandes apostas. A intenção é provar seu sucesso ou fracasso rapidamente, logo fazer os ajustes e assim melhorar a estratégia sucessivamente para alcançar os melhores resultados. 

10 Princípios do Agile Marketing 

  • Priorizar a satisfação do cliente com entregas rápidas e contínuas para resolver problemas;
  • Abraçar as mudanças e responder rapidamente a elas como fonte de vantagem competitiva;
  • Entregar programas de marketing com mais frequência, de algumas semanas a alguns meses, de preferência na menor escala de tempo;
  • Alinhar o marketing com gerência, vendas e desenvolvimento;
  • Oferecer ambiente, suporte e confiança para manter a equipe motivada;
  • Entender o aprendizado (implementar-mensurar-aprender) como principal medida de progresso;
  • Manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo;
  • Aceitar o fracasso e o aprendizado com as falhas;
  • Ter atenção contínua aos fundamentos de marketing e ao design para aumentar a agilidade;
  • Simplificar para ter mais eficiência. 

Como o objetivo é responder de maneira eficiente e rápida existem diversas ferramentas e frameworks que facilitam a visualização dos processos de execução do Agile Marketing. Porém, o principal é a mudança de mindset ou filosofia de trabalho das equipes envolvidas, sejam elas internas ou externas. As soluções vão de um quadro de post-it a uso de ferramentas tecnológicas próprias. Tudo vai depender da complexidade de ações e objetivos.

Aqui na MF Marketing, o responsável por conduzir esta transformação com nossa equipe, é o Vinicius Meneghini, que além de sócio é Diretor de Inovação, segundo ele  “precisamos focar no que importa!" e para isso “usamos nosso conhecimento e potencial de inovação para trazer pro time uma metodologia que nos ajude a entregar mais valor ao cliente".

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